Quarta feira - 22 de Maio de 2024

Notícias

AVENIDA PRESIDENTE VARGAS GANHA SEMÁFOROS TEMPORIZADOS

Em Presidente Epitácio a novidade tem agradado motoristas e pedestres

Quem passou pelos semáforos instalados na Avenida Presidente Vargas pode notar a mudança nos mesmos, trata-se de novos semáforos com o sistema de temporização, onde tanto os motoristas como os pedestres podem observar o tempo, em um painel de numeração digital instalado ao lado das luzes vermelho, amarelo e verde. Este modelo de semáforo está previsto no Código Nacional de Trânsito desde 1996 e atualmente está instalado em várias cidades do país.

Uma pesquisa da USP, em São Carlos, mostra que a utilização de semáforos com temporizador -sistema que indica o tempo restante para troca das luzes vermelha/ verde- pode reduzir o número de acidentes.

A análise foi realizada em 29 cruzamentos de três cidades do interior de São Paulo: São Carlos, Piracicaba e Ribeirão Preto. A pesquisa quantificou os acidentes antes e depois da instalação desse tipo de semáforo. A redução média no número de acidentes foi de 25%. Em São Carlos, houve a maior redução, de 35%.

Outra vantagem observada é o número de multas por travessia de sinal vermelho que despencou com o invento. Em Presidente Epitácio a novidade tem agradado motoristas e pedestres. Em relação ao assunto a pedestre Lia de Almeida disse: “Achei muito legal esses novos semáforos e cidade ficou com cara de cidade grande”, destacou Almeida.

para o motorista Leandro da Silva a novidade é bem interessante, sobre o assunto ele falou: “Gostei muito da novidade, é bem interessante, pois da para saber o tempo de espera e também dependendo da situação não é preciso reduzir o veiculo para marchas mais lentas, o que deve acarretar numa economia mesmo que mínima de combustível”, finalizou Silva.